Ícone do site Alerta Maricá

Segundo estudos, casais que bebem juntos vivem mais

Um estudo realizado pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, aponta que casais que bebem moderadamente juntos tendem a ter uma expectativa de vida maior do que outros grupos. A pesquisa, baseada em informações de 4,6 mil casais com mais de 50 anos que participaram do levantamento Health and Retirement Study (HRS), revelou que a longevidade média é mais alta entre aqueles que compartilham o hábito de consumir bebidas alcoólicas em quantidades moderadas com seus parceiros.

A socióloga Kira Birditt, líder do estudo, explicou que casais que bebem juntos geralmente têm uma melhor qualidade de relacionamento, o que pode ser atribuído ao aumento da intimidade e do companheirismo. Publicado na revista acadêmica The Gerontologist em 2023, o estudo sugere que a concordância no consumo de álcool reflete a compatibilidade dos parceiros e a satisfação no relacionamento.

No entanto, é importante ressaltar que o uso constante de álcool traz riscos à saúde, e a própria autora do estudo destaca os limites da pesquisa. A definição ampla de consumo de álcool e a falta de compreensão sobre os mecanismos subjacentes são aspectos que requerem mais investigação para obter resultados mais claros.

Sair da versão mobile