Ícone do site Alerta Maricá

Receita Federal divulga regras do Imposto de Renda 2024: confira quem deve declarar

No mês passado, a Secretaria da Receita Federal anunciou as diretrizes para o Imposto de Renda 2024, referente ao ano-base 2023. O prazo para entrega da declaração será de 15 de março a 31 de maio deste ano.

Quem não cumprir o prazo estabelecido estará sujeito a uma multa mínima de R$ 165,74, podendo chegar a 20% do Imposto sobre a Renda devido.

O programa de declaração do Imposto de Renda estará disponível para download a partir de 12 de março, tanto para desktop quanto para dispositivos móveis (Android e IOS), através da página oficial da Receita Federal.

A previsão é que sejam recebidas 43 milhões de declarações em 2024. A rapidez na entrega da declaração é crucial para aqueles que buscam receber a restituição mais rapidamente. O formato escolhido para a declaração e a forma de recebimento também influenciam no processo de restituição.

Confira quem é obrigado a declarar o Imposto de Renda em 2024:

Calendário de restituições:

A ordem de prioridade para a restituição do Imposto de Renda é a seguinte:

Para receber via PIX, é necessário que a chave informada na declaração seja o CPF do contribuinte. Chaves PIX vinculadas a e-mails ou números de telefone não são válidas.

Sair da versão mobile