Terceira Idade promove ciclo de palestras no Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa em Maricá

Política

No próximo dia 15 de junho, em comemoração ao “Junho Violeta” e em observância ao Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa, a Secretaria de Políticas para a Terceira Idade da Prefeitura de Maricá promoverá um ciclo de palestras. Os encontros ocorrerão nos núcleos da Terceira Idade localizados no Centro, Itaipuaçu e Santa Paula.

No Centro, às 9h, na sede da Secretaria, será realizada uma palestra com duas especialistas no tema: a fisioterapeuta e doutora em Saúde Pública, Priscila Freitas, e a assistente social Andréa Carvalho. Já em Itaipuaçu, a partir das 14h, Priscila Freitas estará presente para compartilhar seu conhecimento. No núcleo de Santa Paula, também às 14h, o psicólogo Luiz Otávio Costa da Silva e a assistente social Margarete Fernandes estarão escalados para o evento.

O objetivo dessa programação é conscientizar sobre os diferentes tipos de violência que afetam os idosos, além de abordar questões de prevenção, reabilitação e inclusão social, visando melhorar a qualidade de vida dos idosos em Maricá. O secretário de Políticas para a Terceira Idade, Tatai, ressaltou a importância dessas ações.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o mês de junho como o período de sensibilização da sociedade para o combate à violência contra a pessoa idosa, sendo designado como Junho Violeta. Essa iniciativa tem como objetivo disseminar a compreensão de que a violência é uma violação dos direitos humanos, buscando garantir um envelhecimento saudável, tranquilo e digno.

A Secretaria de Políticas para a Terceira Idade em Maricá tem como missão garantir os direitos sociais dos idosos residentes no município. A pasta disponibiliza quatro casas e oito núcleos que oferecem atividades de inclusão, como oficinas, terapias, passeios e bailes. Além disso, são oferecidas oficinas de dança cigana, alongamento, ginástica, zumba, hidromassagem, yoga, fuxico, entre outras.

Os cursos gratuitos são direcionados para pessoas a partir dos 50 anos, e as matrículas podem ser feitas na sede da Secretaria, localizada na Rua Clímaco Pereira, 269, no Centro de Maricá, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. As atividades acontecem nos polos do Centro, Itaipuaçu, Guaratiba, Bambuí, Ponta Negra e Santa Paula.

Para mais informações sobre as oficinas e atividades da Secretaria, entre em contato pelo número (21) 99570-6685. No ato da inscrição, os candidatos devem apresentar cópias de identidade, CPF, atestado médico original e cópia (somente para atividades físicas).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *